segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Canoas inaugura primeiro Ponto de Leitura


A comunidade da vila João de Barro, no bairro NIterói, em Canoas (Região Metropolitana de Porto Alegre) recebeu na noite deste dia 12 o primeiro Ponto de Leitura da cidade. O ponto, ação do Ministério da Cultura, fica na sede da Associação Circo Voador, localizada na rua Chico Mendes, 100. O espaço funciona como uma biblioteca comunitária em uma das localidades mais dessassistidas do município. Apesar de Canoas possuir o segundo PIB do Rio Grande do Sul, possui alguns dos mais altos índices de violência do Estado, além de baixo IDH e Ideb. Por essas razões, figura na área do Programa Mais Cultura.
O Ponto de Leitura da Associação Circo Voador possui 650 obras, incluindo literatura infantil e infanto-juvenil, além de pufes, almofadas, estantes e um computador com mobiliário.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Jéferson Assução, a idéia é implementar mais dez Pontos em Canoas. “Em agosto, o ministro da Cultura virá a cidade e será assinado um termo de cooperação com mais de 40 municípios do Estado e esse mesmo termo possibilitará que tenhamos mais pontos de leitura no município”, enfatiza. O secretário também assinala que o ponto de leitura recém inaugurado estará conectado permanentemente com a Biblioteca Municipal e contará com ações de mediação de leitura.

De acordo com o presidente da Associação Circo Voador, Antonio Zacarias, a biblioteca será um importante espaço para os moradores da vila João de Barro e região de Niterói. “Este ponto de leitura deve ser visto como um local de inclusão, que irá contribuir muito nas atividades que já desenvolvemos na comunidade como a Hora do Conto, por exemplo”, diz. O Ponto de Leitura irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Canoas terá mais dois espaços semelhantes ao do Circo Voador até o final do ano: um na Fundação Cultural de Canoas e outro na Associação pela Cidadania e Inclusão Social (Acis).

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns!
TRabalho na E.M.E.F. Santos Dumont,Niterói/ Canoas.
Fiquei muito feliz com o Primeiro Projeto Ponto de Leitura no Bairro Niterói e espero que ocorram nos demais Bairros de Canoas.Constata-se a preocupação quanto a defasagem de leitura da população e conduta VALORES será um grandioso recurso a introdução da literatura no desenvolvimento de Valores e Educação.
Supervisora Jaqueline