quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Biblioteca João Palma da Silva

A Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, em Canoas, tem uma importância fundamental em minha vida. Há quase três décadas, que sucessivas carteirinhas verdes (com uma foto minha cada vez mais velho) vêm recebendo carimbos atrás de carimbos, além daquelas letrinhas miudinhas das atendentes com a data para entrega. Para mim, elas são como pequenos recibos de valor das leituras que me acompanham em casa, na rua, nos ônibus, nas praças, nas filas, em tantas idas e tantas vindas.
Os livros da BPMJPS sempre me acompanharam. E seguem me acompanhando. Ao voltar para Canoas, de novo me associei, voltando assim a circular por suas estantes repletas de mais de 40 mil livros. Muitas vezes me deparo com diversos títulos daqueles que, há décadas, retirei de seu lugar para levar pra casa, no tempo em que revirava de ponta a ponta seu acervo de empréstimo em busca de novidades de olhares para um mundo sempre um ponto de interrogação ao meu redor.
Das lembranças que guardo em relação ao seu acervo, uma tem lugar especial: ainda com meus 17 anos, li 16 livros do Moacyr Scliar, um atrás do outro. Um atrás do outro, mesmo! A grande maioria retirada do acervo da biblioteca. Jamais imaginei que o Scliar, escritor famoso àquela época, hoje membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), viesse um dia a ser colega de Conselho Diretivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Naquela época, seria impossível imaginar que estaríamos, nós dois, um dia, reinaugurando-a, como que fizemos há cerca de dois meses.

2 comentários:

fabiana disse...

oi, visitei teu blog, fica convite pra dar uma voltinha no meu. www.garotalexica.blogspot.com
fabiana menini

José Heber de Souza Aguiar disse...

É, Jeferson. A leitura pode nos levar para muitos caminhos. Que os livros continuem acompanhando você, então.
José Heber - www.joseheber.blogspot.com